segunda-feira, 20 de julho de 2020

CASA DE MADEIRA

A sensação de aconchego e acolhimento que nos remete ao campo e à natureza, é o ponto forte das casas de madeira, perfeitas para quem procura rusticidade e ambientes calorosos.
As pré-fabricadas podem ser até 60% mais baratas e seu tempo de construção é bem inferior ao de casas de alvenaria. Em poucos meses é possível deixá-la pronta para os novos moradores.
A madeira é também um ótimo isolante térmico, mantendo a casa em uma temperatura neutra, e está enganado quem acredita que essas casas duram menos que as convencionais -  se feitas com madeira de boa qualidade e com tratamento adequado ao longo dos anos, podem durar muito. Sempre é bom lembrar que devem ser feitas com madeiras sustentáveis. 
Como desvantagens tem a manutenção, que deve ser feita a cada 4 anos, além de exigir um tratamento do solo para evitar infestação por cupins. Enchentes, ciclones e furacões podem oferecer riscos à sua estabilidade, mas  ainda assim convencem pelo clima acolhedor.
E a decoração?
Ah, essa é "colírio para os olhos", como pode conferir na seleção de hoje. 
[
Via Pinterest

19 comentários:

  1. Respostas
    1. Nada consegue competir com o calor da madeira.
      Abraços.
      Tereza

      Excluir
    2. Moro numa casa de madeira, com fogão a lenha, lareira, pele de carneiro, paisagem e tudo que combina com este universo. Não troco por nada. A manutenção é simples. Basta passar vaselina liquida nas paredes e tetos de vez em quando.

      Excluir
    3. Que privilégio, não?
      Com certeza, não deve trocar por nada.
      Aproveite.
      Tereza

      Excluir
  2. Nem sei o que dizer, tudo tao lindo e maravilhoso.....como tudo que vocês postam... Abraços....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada mais uma vez, Lia, que bom que gostou da minha seleção. Amo casas de madeira, que aqui no Brasil são menosprezadas, infelizmente - suas possibilidades são tantas.
      Abraços
      Tereza

      Excluir
    2. Moro em cidade praiana em SC. e atres anos consegui contruir minha casa de madeira, é maravilhosa, tem a varanda teto duplo na area social e na suite, pena que vi sua dica agora, não indicaram a protecao entre a telha e forro, no verao fica muito quente, mas como ela é bem aberta a circulaçao de ar comprensa.
      Mais alguns meses vamos colocar a proteçao.
      Amo tudo que vcs postam, bom gosto incrivel....sucesso

      Excluir
    3. Que bom que gosta das minhas seleções, estou sózinha no blog, preciso mudar a foto, mas o importante é que o objetivo dessa página, inspirar quem está construindo ou decorando, é atingido, o que é muito gratificante.
      Volte sempre.
      Tereza

      Excluir
  3. Esse tipo de casa parece indicada para lugares mais frios. Funcionária para o litoral sul da Bahia? Temos um sítio lá e queremos construir nossa casa, onde a madeira é uma material abundante. Funcionária em lugar como aquele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Babel!
      Na verdade as imagens postadas aqui se referem a diferentes casas, que usei para ilustrar o assunto.
      Sim, como a madeira é um isolante térmico natural, ou seja, mais fresca no verão e menos fria no inverno.funciona em lugares com temperaturas mais elevadas, mas ao projetar observe com atenção a ventilação cruzada, as paredes, que devem ser dubladas, e o telhado, que deve levar um isolante térmico entre o forro e a telha, caso contrário o sol bate na telha, que transfere o calor para dentro da casa .
      Espero ter ajudado, embora eu trabalhe apenas com design de interiores.
      Abraços.
      Tereza

      Excluir
    2. Outra coisa importante a se fazer é uma varanda ao redor da casa para que não haja respingo na madeira. Minha casa é assim e nunca teve problemas. A única coisa que falta é abrir algumas paredes, ou melhor, substituir por vidro, pois moro numa floresta em um ponto alto e acabo perdendo um pouco da vista. Mas será a próxima coisa a se fazer.

      Excluir
    3. Tem razão - uma varanda em volta da casa ajuda com a chuva e em lugares quentes a deixá-la mais fresca.~
      Adaptar sua casa ao conceito open space é uma ótima idéia, assim como envidraçá-la para que haja uma integração entre os ambientes internos e externos.
      Tereza

      Excluir
  4. Muy bellos modelos. Hermosos. Linda arquitectura.

    ResponderExcluir
  5. A casa de madeira pode ser coberta também com madeira? Por que Aki na minha cidade só vejo com telhas , mas nas fotos ao que me parecem são cobertas com madeira , se sim , qual a madeira deve ser usada para a cobertura? Por que as telhas são muito quentes .

    ResponderExcluir
  6. A casa de madeira pode ser coberta também com madeira? Por que Aki na minha cidade só vejo com telhas , mas nas fotos ao que me parecem são cobertas com madeira , se sim , qual a madeira deve ser usada para a cobertura? Por que as telhas são muito quentes .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui existem telhas de madeira.
      Produzidas industrialmente, serradas e com dois frisos laterais, tratadas. Lembram uma telha de ardósia. Estas geralmente são em eucalipto ou pinus e agora, estão sendo chamadas de taubilhas pelas usinas que as fabricam, porém, as taubilhas originais, assim são chamadas, por imitarem tábuas (ou tabuinhas, daí o nome taubilhas) irregulares, o que justamente as caracterizam por serem bem rústicas. Então: TAUBILHAS ECOLÓGICAS e TELHAS DE MADEIRA TRATADAS podemos definir como:
      Telhas de taubilha são telhas artesanais, fatiadas no machado uma a uma, feitas com sobras de guajará. Trata-se de material ecológico, uma vez que sua obtenção ocorre a partir do reaproveitamento de sobras de madeiras.
      Algumas podem chegar a durar até 20 anos, mas em geral, a maioria delas vai durar 7 anos em média.

      Quer saber mais, acesse esse link:
      https://www.scali.com.br/casas-de-madeira-arquitetura-sustentavel/troque-sua-cobertura-de-palha-por-telha-de-madeira-ou-taubilha/
      Tereza

      Excluir

Vou adorar ler seu comentário, além é claro, do prazer enorme de saber que passou por aqui.