Via Pinterest
O clima sempre foi uma fonte de inspiração, metáfora e reflexão. Ele conecta pessoas e serve como o motivo perfeito para momentos de introspecção ou a celebração dos prazeres simples da vida. No nosso país com dimensões continentais, seja seu fim de semana de dias ensolarados a vento gelado ou até mesmo geada ou neve, procure se adequar à sabedoria atemporal da natureza. No meu caso, mantas quentes distribuídas pela casa, sopas e caldos e maratona de filmes e séries estão na programação do meu fim de semana.
Já programou o seu?
mesa posta
Mesas de outono e inverno costumam evocar sentimentos de aconchego inspiradas nas mudanças do clima, e focadas em capturar a essência das estações mais frias por meio de paletas de cores, texturas e arranjos, especialmente os de folhas, além é claro, de pratos com o melhor da sua comfort food.
Preste atenção nas mesas abaixo, podem ser básicas, sem toalhas, apenas sousplats ou lugares americanos, mas ambas estão dentro do clima acolhedor tão próprio do inverno.
Se onde vive o inverno não é tão marcado pelas temperaturas baixas, use pequenos detalhes como guardanapos em xadrez ou em tons terrosos, que lembrem que estamos no inverno, embora os termômetros no seu caso, não demonstrem isso.
Via FB Shoppe Amber Lewis
casa NaToca
A "Mostra Casa NaToca" na Patagônia Chilena foi uma experiência única que uniu o real e o virtual em 2021 durante a pandemia, com ambientes inspirados na natureza local e no tema "Refúgios", proporcionando uma imersão no universo da decoração e design com foco na natureza e no bem-estar.
o estúdio do gustavo
Os arquitetos Ana Hygino (Estudio Mult) e Cau Gonçalves privilegiaram o uso do mobiliário de design brasileiro, que trouxe de volta as memórias do país de origem da família, se encaixando harmoniosamente no contexto de Mapu, uma pequena vila na Patagônia chilena, na região dos Lagos Andinos. Como recursos na decoração os profissionais usaram concreto no piso, diferentes tons de madeira (incluindo pinho no seu tom natural e escuro, carbonizado, revestindo as paredes), tijolo hidráulico, e iluminação natural aproveitada ao máximo, permitindo que a paisagem fizesse parte dos ambientes através da claraboia e dos painéis envidraçados.
Amei!
moda bebês
Para esse inverno de 2025, diversas tendências estão surgindo para a moda infantil. Uma mistura de estilos clássicos e contemporâneos, com foco em conforto, sustentabilidade e cores vibrantes, além de tons pastéis suaves, tudo para deixar os nossos pacotinhos bem quentinhos.
Via Pinterest
quincho
Na Patagônia, o Quincho, normalmente espaços para refeições com grelha para parrila (churrasco), se traduz na forma de um anexo, com cozinha integrada e ambiente de convívio, ou seja, um refeitório aconchegante, um ponto de encontro. Neste projeto, as arquitetas Leila Bittencourt, Cynthia Bento e Flávia Lauzana desenharam um lugar com o formato original da construção triangular, a fachada frontal, mais larga, se abrindo para o exterior, do qual faz parte uma varanda confortável, com mesa, balanços para as crianças, e piscina natural. Os tons que prevalecem são os neutros: das pedras, da madeira clara, lãs e fibras. A luz natural, filtrada por amplos painéis de vidro que emolduram a paisagem, também realça a textura rústica das cerâmicas do Studio Passalacqua, que revestem parede e bancada.
A tradução perfeita de aconchego.
bistrô na estufa
O desafio era transformar em um bistrô a estufa montada em estrutura metálica e vidro, onde o casal de proprietários está desenvolvendo uma plantação orgânica. As arquitetas Alice Varella (AIA Estúdio), Paula Daemon (Linha arquitetura) e Tatiana Felner (IDIPI) pesquisaram referências em lugares remotos como a Escandinávia, adequando a ideia à Patagônia. Nos 30m2, dividiram o layout em áreas para cozinhar e cultivar. Os materiais e texturas dos móveis dialogam com a natureza local, e privilegiam a madeira rústica, o ferro e os tons terrosos, presentes na natureza. Uma grande bancada comporta o fogão, incluindo 8 lugares para sentar, além de armários para utensílios, louças e objetos. No terreno em volta, um banco cerca o fogo de chão, e uma mesa grande em pedra contorna uma árvore e a horta.
Perfeito!
varanda
"Uma família de espírito livre e aventureiro, com grande senso estético, apaixonada por natureza. Uma família que acredita em um mundo mais sustentável – e que valoriza ao extremo a convivência qualitativa de pais e filhos". Os arquitetos Mauricio Magarão e Alice Lindenberg focaram no perfil do casal Beck-Zylberstajn para projetar a sala e a varanda da casa principal que, juntas, somam 52m. Ampliaram a integração dos dois ambientes, removeram uma parede e a trocaram por vidro, criando um ângulo mais aberto, focando na vista. “Acreditamos que o elemento fogo, que é muito presente e valorizado em culturas andinas, deveria estar no coração do ambiente”, observa o arquiteto Mauricio.
a cozinha
A cozinha de 19m2 da casa principal foi projetada para a família se reunir e preparar as refeições, com elementos que agradassem pais e filhos. Na ilha central, há uma lousa para estimular a interação com os pequenos Ben e Cora. O arquiteto Rodrigo Ferreira incluiu tablados retráteis, que basta puxar para as crianças subirem e ficarem na altura da bancada. Os tampos de pedra sintética são resistentes, práticos e não mancham. Na parede, o tecido emborrachado e impermeável foi desenvolvido especialmente pela designer Juliana Pelegrinello, que pesquisou a fauna e a flora da Patagônia para desenvolver a estampa. O projeto privilegiou as cores azul, amarelo e terracota, em harmonia com a paisagem. O espaço tem direito ainda a uma varanda, sobre um deck de 9m2, com mesa apoiada em um carretel e muitas plantas e temperos.
quarto de menino
Ben, de 3 anos, é o dono deste quarto de 12m2, com área para brincar, ler e dormir. A arquiteta Bianca Assuf projetou uma estante com módulo em forma de casinha/foguete e baús com rodízios, para armazenar os brinquedos. Tudo isso ao alcance do pequeno, o que torna a tarefa de organizar parte da diversão e também um incentivo para que a criança participe nas tarefas do dia a dia. A cama leva cor ao ambiente, assim como as mesas e cadeiras. O papel de parede e pôsters retratam os animais da região, a data de nascimento do Ben, mapa, selos e imagem de rosa dos ventos fazendo referência ao estilo viajante e aventureiro da família. A arquiteta tirou partido dos materiais simples e rústicos, deixando a estrutura aparente de madeira, criando um mezanino com lugar para arte, pintura e exposição de desenhos, e também um canto de leitura com nicho para relaxar, junto ao janelão – atividade que Ben adora.
quarto das meninas
"O sonho de toda criança: um quarto dedicado à reunião dos amigos, para fazer bagunça e brincar até a hora de ir para a cama!"
É nesse quarto que Ben e Cora receberem as duas primas, de 5 e 7 anos. O ambiente de 14m2, foi projetado pela arquiteta Isabela Iung Simis, e traz um beliche quádruplo, inspirado nas “couchettes” dos vagões de trem, em um clima de alojamento de colônia de férias.
Alegre e colorido, quartos como esse deixam suas felizes ocupantes ansiosas pela hora de dormir.



quarto de bebê
Cora acaba de nascer para completar a família de Gustavo, Pati e Ben. No mundo virtual, ela ganhou um quarto de 12m2 dos mais acolhedores, composto por madeira, algodão, linho, palha, rattan e muito verde. O quarto conta ainda com um cantinho de descanso, leitura, amamentação e contemplação, tudo isso com direito à bela paisagem emoldurada em grande estilo. O bercinho de rattan fica no centro do ambiente, com uma tenda de linho. O papel de parede com inspiração nas pedras típicas da região foi batizado com o tema da mostra, “Refúgios” – lançamento da Uauá, que ainda desenvolveu tapetes de algodão e vinílico, trocador, almofadas, quadros e um móbile de acrílico, de grandes proporções.
Via Natoca
tempo de pontos
Os tricôs são peças indispensáveis no inverno, e em 2025 combinam conforto e aconchego com cores e detalhes texturizados. De suéteres e cachecol a saias, calças e cardigans, os tricôs deste ano revelam estilos lúdicos baseados no artesanato e na usabilidade.
Via Pinterest
lareiras
Chalés costumam ter lareiras como elemento central para criar calor, aconchego e um clima acolhedor. Essas lareiras podem variar de tradicionais à lenha a opções mais modernas, como as que funcionam à gás ou bioetanol, e frequentemente são o ponto focal em salas de estar, jantar, bibliotecas, varandas ou até mesmo em quartos dentro do chalé.
Mas com o frio que estamos enfrentando, lareiras nas casas permanentes podem ser uma ótima ideia, não podem?


Via Pinterest
quarto de chalé
Via Pinterest
creme de legumes assadosQuartos com lareira são frequentemente associados a aconchego, perfeitas para quem busca uma atmosfera relaxante para ir mais cedo para a cama. Lareiras podem ser um ponto principal, trazendo foco visual e aprimorando o design do espaço. Elas também podem ser um complemento funcional, fornecendo calor suplementar e contribuindo para um ambiente confortável na hora de dormir.
via Terra
INGREDIENTES
- 600 g abóbora descascada em cubos médios (se usar cenoura, corte-a em pedaços menores para assar mais rápido) (ou cenoura)
- 2 unidade(s) batatas-doces em cubos médios (aprox. 150g cada) (ou batata(s))
- 2 unidade(s) abobrinhas , média(s) em fatias grossas
- 2 unidade(s) alhos-porós , em fatias grossas
- 2 unidade(s) tomates médios, em cubos grandes
- 4 dente(s) de alho inteiros
- 2 unidade(s) cebolas , cortada(s) em fatias grossas
- azeite a gosto
- 2 galho(s) de alecrim fresco
- 4 galho(s) de tomilho
- 2 unidade(s) folhas de louro
- 2 unidade(s) cebolas em fatias grossas
- sal a gosto
- pimenta a gosto
- 150 g bacon (opcional)
- 1 L água fervente + um pouco, se necessário
INGREDIENTES DOS CROUTONS
- 3 fatia(s) de pão de forma sem casca , sem casca, cortadas em cubos de 1cm X 1cm
- azeite a gosto
PRÉ-PREPARO
1-Separe todos os utensílios e ingredientes necessários para a receita.
2-Pré-aqueça o forno a 180°C.
3-Descasque/pique e corte todos os vegetais conforme indicado na lista de ingredientes.
4-Amasse os dentes de alho com uma faca.
5-Pique o bacon, sem o couro, em cubos médios.
6-Rale o queijo parmesão para acompanhar a sopa (opcional)
7-Se preferir, pique cebolinha verde e reserve envolvida em papel toalha para secar - use para finalizar o creme
PREPARO DOS LEGUMES ASSADOS
1-Na(s) assadeira(s), distribua os legumes cortados - abóbora (ou cenoura), batata-doce (ou batata), abobrinha, alho-poró, tomate, cebola e os dentes de alho. Acrescente os galhinhos de alecrim, tomilho e a folha de louro. Se desejar, acrescente o bacon em cubos.
2-Regue os legumes com azeite, tempere com sal e pimenta, e misture bem.
3-Asse em forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 40 minutos ou até que os legumes estejam cozidos e levemente dourados.
PREPARO DOS CROUTONS
1-Enquanto os legumes assam, corte as fatias de pão em cubinhos (1 cm X 1 cm)
2-Acomode-os na frigideira untada com azeite.
3-Regue os cubos de pão com azeite, mexa bem e ligue o fogo baixo.
4-Toste na frigideira até dourarem.
5-Reserve.
PREPARO DO CREME
1-Faltando aproximadamente 10 minutos para os legumes estarem assados, coloque uma chaleira com água para ferver.
2-Retire os legumes do forno e descarte os galhos de alecrim, tomilho e a(s) folha(s) de louro e as cascas dos dentes de alho.
3-Bata os legumes com a água fervente (ver quantidade nos ingredientes) e os dentes de alho.
4-Devolva a sopa na panela e complemente, se necessário, com mais água fervente até atingir a consistência desejada, cremosa, mas fluida.
5-Aqueça o creme de legumes assados por mais 10 minutos.
6-Ajuste o sal e a pimenta a gosto.
FINALIZAÇÃO E MONTAGEM
Sirva o creme de legumes assados quente, acompanhado dos croutons preparados e do queijo parmesão ralado (opcional) ou cebolinha verde picada (opcional).
“O inverno é a época do conforto, da boa comida e do calor, do toque de uma mão amiga e de uma conversa ao pé da lareira: é a época do lar.”
― Edith Sitwell
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vou adorar ler seu comentário, além é claro, do prazer enorme de saber que passou por aqui.