domingo, 30 de abril de 2023

CASAS BRASILEIRAS

Hoje o Brasil é um dos principais nomes quando o assunto é design de interiores. Aqui, contamos com profissionais extremamente qualificados e super antenados nas tendências mundiais de decoração, enfatizando a vida consciente, confortável e moderna. 
Confira espaços cheios de bossa e cor, que traduzem a informalidade pela qual o brasileiro é conhecido.

Via FBs Casa e Jardim e Arquitetura e Construção

quinta-feira, 27 de abril de 2023

REVISTA DE FIM DE SEMANA

“A liberdade de expressão é o principal pilar de um governo livre: quando esse suporte é retirado, a constituição de uma sociedade livre é dissolvida, e a tirania é erguida de suas ruínas”. Benjamin Franklin
Imagem: Pinterest
villa tanah
A natureza exuberante que envolve a construção foi o ponto de partida para o projeto de interiores da sede de uma pousada localizada na cidade de São Roque, na serra paulista, a aproximadamente 50 minutos da capital. O projeto está implantado em um terreno cercado por mata nativa, numa região que conta com cascatas, piscinas naturais, lagos e trilhas.
Rosana Buonerba ficou responsável pelo projeto de interiores e ambientação dos espaços de autoria de Marcelo Salum. O uso dos diferentes tipos de madeira e pedra em seus estados naturais traz a natureza para os espaços internos, mesclando-os à paisagem que pode ser vista através das grandes aberturas.

Via Archdaily
clima costeiro
Morar próximo da praia garante uma qualidade de vida e de saúde. Nesta casa às margens da Praia Brava, em Itajaí, a arquiteta Bianca Rieg quis trazer a calmaria do mar para a casa de uma jovem aventureira que ama viajar e é apaixonada pelo oceano.

Via Casacor Abril
a suíte das pedras
O arquiteto João Daniel assina a Suíte das Pedras para a CASACOR Minas Gerais. O profissional apresenta uma arquitetura afetiva, que valoriza as pedras preciosas e o garimpo.

Via Galeria Arquitetura
um loft para juntar os amigos
“Onde eu possa juntar meus amigos”, trecho da música “Casa de Campo” de Tavito Carvalho e Zé Rodrix ,interpretada por Elis Regina, dá nome ao espaço assinado pelo escritório Manarelli Guimarães Arquitetura para a CASACOR Bahia de 2018.

Via Galeria Arquitetura
loft do designer
Alex Bonilha e Mahely Oliveira buscaram unir as necessidades profissionais e pessoais de um designer em um único espaço confortável e funcional. Com 80 m², o Loft do Designer é um dos destaques da CASACOR Franca 2017. No ambiente, alguns elementos chave dão o tom do projeto, como a caixa de madeira ripada que envolve as paredes e teto do living, as cores acinzentadas e o tom verde.

Via Galeria Arquitetura
o espaço da alice
Na Casa Cor Minas 2018, a arquiteta Roziane Faleiro resolveu traduzir o universo feminino rico, mágico e surpreendente. A personagem desse ambiente de nome Alice, é uma mulher que decidiu abrir sua própria empresa depois de trabalhar por anos em uma multinacional. Ela gerencia uma startup que ajuda outras mulheres a empreenderem.
Confira o espaço imaginado pela arquiteta para essa mulher empoderada.

Via Galeria Arquitetura
o espaço da chef
Este ambiente de 76 m² traduz a brasilidade da culinária da chef Ana Luiza Trajano em mobiliário e decoração. Peças de madeira e elementos naturais criam um clima descontraído e, ao mesmo tempo, sofisticado. A ilha no centro da cozinha aproxima os convidados da chef preparando as refeições, fazendo do “cozinhar” um momento de convivência.
Os profissionais Marcelo Diniz, Mateus Finzeto e Deise Pucci projetaram o espaço para a CASACOR Franca 2017. 

Via Galeria Arquitetura
chez odara
O living “Chez Odara” – uma homenagem à música Odara, de Caetano Veloso – foi projetado pelo arquiteto Marcelo Salum, para a Casacor Santa Catarina, edição de 2022.
O espaço reúne os elementos perfeitos para celebrar os momentos entre amigos ou realizar sarais e encontros festivos. 
Uma verdadeira ode à alegria de viver!  

Via Marcelo Salum
escritório no jardim
Um escritório em pleno quintal foi o projeto das arquitetas Marina Diniz e Paula Guimarães para a edição da Casacor Belo Horizonte 2019. Dentro de um conteiner de aproximadamente 20m², o ambiente funcional reúne bom gosto e sofisticação. A busca por uma vida sustentável, prática e com qualidade, buscando ganhar tempo com o essencial e o crescimento pelo home office, nortearam o conceito do projeto de um ambiente de trabalho totalmente inserido na natureza. O sistema construtivo em conteiner foi o grande destaque, por permitir uma obra rápida e limpa. Além disso, é um sistema móvel que pode ser transportado, facilitando as mudanças.

Via Galeria Arquitetura
atelier casacor
Para as arquitetas Fernanda Morais, Nathalia Mouco e Fernanda Tegacini, do escritório Très Arquitetura, hoje o essencial é ter um local aconchegante e confortável para se trabalhar em casa, já que nos dias atuais é comum as pessoas fazerem da morada o novo lugar de trabalho. Por isso, para a CASACOR São Paulo 2017, as jovem profissionais criaram o Ateliê, um espaço de 40 m²,  com mescla de materiais naturais e mobiliário brasileiro, que imprime conforto no ambiente.
Via Galeria Arquitetura
melbourne
Foi usada uma variedade de madeiras no projeto desta casa em Melbourne. O calor deste material natural ganha destaque pela incidência da luz do dia, que entra sem barreiras através das muitas janelas e painéis de vidro, iluminando os ambientes.
Inspire-se!

Via Pufik
quarto de bebê
No Quarto Ninho, de Fernanda Abras e Luiza Janot, reina o azul. O tema da mostra foi Infinito Particular, representado pelos tons de azul. Na natureza, o azul nos remete ao mar e ao céu, que não conseguimos ver onde começam e onde terminam. Assim também é o mundo que se abre quando uma nova vida chega em casa. Uma vida que construirá elos, memórias, vivências, marcas e amores, que ultrapassam as expectativas e a finitude da vida. 

Via FB Casacor Minas
quarto de menina
Nem sempre os quartos infantis tiveram a relevância que têm hoje. Entretanto, nas moradias urbanas contemporâneas de diferentes culturas, esse cômodo é considerado indispensável.  Esse destaque pode estar relacionado com a crescente melhoria na funcionalidade dos ambientes domésticos, bem como com o surgimento de uma sensibilidade maior em relação às crianças, que hoje está provado, temos que proteger, e uma das melhores formas de proteção é ter espaço para brincar e estudar com conforto.

Via FB Casacor Minas
a varanda
A varanda ganhou um papel fundamental nos últimos anos: a de servir muitas vezes como refúgio das paredes de nossos próprios lares. Pensando nisso, o ambiente de Angela Castilho oferece a Calmaria – nome dado inclusive ao próprio projeto – para a CASACOR Brasília 2022. 
A arquiteta se inspirou na filosofia Wabi-sabi, que propõe uma estética mais rústica e que se reflete muito bem no ambiente. 

Via FB Casacor Minas
casa no the  lakes by yoo
Localizado nos limites da vila de Lechdale, no extremo sul de Cotswolds, na Inglaterra, o The Lakes é um condomínio residencial espalhado por 850 acres de lagos de água doce, prados e bosques, e uma mistura de casas particulares e aluguéis, todas oferecidas pela YOO Hotels and Resort. Neste caso, tetos altos e muita madeira enquadram perfeitamente o lago que pode ser visto pelas janelas do chão ao teto. Aconchegante, com uma cozinha escondida em uma extremidade e uma área de estar com lareira, esta casa é aconchego puro.
Esta é outra beleza que merece ser conferida com calma, para não perder os detalhes.
Via The Setember Chronicles
fazenda
Essa casa de campo de pedra passou por uma mudança de visual e agora é pura calma mediterrânea.
Com uma boa mistura de móveis de madeira e ferro, peças antigas e toques vintage, esta casa de campo em Empordà, na Espanha, foi recuperada com um visual relaxante e moderno.
É o refúgio de uma família com dois filhos, o local que escolheram para relaxar e se desligar da agitação da cidade. Quando a compraram, a casa estava em muito bom estado, então não precisou de reforma.
As paredes de pedra típicas da região, os pisos e arcadas de ladrilho cerâmico e as traves e portas de madeira foram mantido e hoje compõe harmoniosamente com a decoração.

El Mueble
venice beach
Embora tenha sido construída em 2008, esta casa de arquitetura moderna tornou-se antiquada em apenas uma década. Os culpados do desastre foram a mistura de acabamentos industriais, superfícies escuras e uma distribuição nada funcional. A designer de interiores Kim Gordon transformou a casa instalando portas de correr e janelas de vidro, o que faz com que a luz chegue agora a todos os cantos, tendo como base a cor branca, que ajuda neste sentido rebatendo a luz. Madeira, microcimento e fibras naturais são os três materiais que marcam a nova decoração, criando espaços abertos e fluidos onde se percebe um clima exótico com tempero boêmio.
Junto com a cor branca, a gama de tons terrosos é responsável por dar aconchego aos diferentes cômodos, onde não faltam plantas e árvores.

Via Nuevo Estilo

Via FB Camicado
Bom fim de semana!
Você merece.
Via Pinterest